quinta-feira, 7 de julho de 2011

Simpatia de Santo Antônio.

    No terreiro de uma casa,estavam Maria e sua prima Rita conversando.Falavam do João Luis,do Antônio,irmão do João Luis,e do Idelbrando, paixão antiga da Maria.
    Durante o papo animado,Rita lembrou-se que era tempo do Santo casamenteiro e que existia uma simpatia que se fazia pra descobrir a primeira letra do nome do amado:
-Maria,sabe uma simpatia de Santo Antônio...
-(revirando os olhos,como quem sabe de cor o que a prima vai dizer)...que se faz pra saber a primeira letra do nome...
-Você conhece,né?Pronto...O que acha da gente fazer?
-Vou pegar a bacia e as velas,você fica ai vendo se o Idelbrando passa.Se passar,dá um berro.

    Maria entrou na casa simples,mas de muito bom gosto e limpeza pra apanhar o material da simpatia.Enquanto isso,Rita ficava sentada no batente do terreiro espiando se a antiga paixão de Maria dava as caras naquela rua estreita e cheia de crianças brincando de bola.

Maria arrumando o material no chão...
-:Nada dele?
-Ah...você trouxe o material.Bacia nova?
-(Maria,com muito interesse)Ele passou?
-Nossa...não tinha umas velinhas melhores não?Vou te dizer...já não se fazem mais velas como antes,viu?Hoje são finas...amareladas..
-(Com ar de irritação)Tá...mas,ele não deu o ar da graça por essa rua?
-(Rita,mexendo no material da simpatia,com semblante despreocupado): Ele quem?
-(Muito irritada):O Idelbrando,ué.Quem mais seria?Fui pegar as coisas pra gente fazer a maldita simpatia de Santo Antônio,te deixo aqui fora vigiando...e você nem pra me dizer se o Idelbrando  passou por aqui pra me ver,Rita?
-( Assumindo uma certa culpa): Tá...tá...desculpa,fiquei aqui pensando na vida e esqueci de observar se o ele passava...
-Tá bom...tá bom...vamos logo fazer essa simpatia que já tá escurecendo.

    Cada uma das primas pega uma vela,mas percebem que só tem uma bacia.Sendo assim,combinam que uma faz primeiro,a outra espera e faz depois.Quem resolve começar é a Maria.Pega a bacia,acende a vela e pergunta a prima:
-Não tem que rezar alguma coisa?
-Claro que tem,juízo de pinto.Se reza uma Salve Rainha.Não te ensinaram isso não?

Enclinando a vela sobre a bacia,Maria:
-Ah!É mesmo...a vovó tinha me ensinado assim...

Não entendendo porque Maria não havia começado a pingar a vela sobre a água,Rita adverte impaciente:
-Vamos,criatura...começa a fazer a simpatia,Santo Antônio não tem o dia todo.
-Estou aqui pensando...acho que morro do coração se não se formar um I enorme com os pingos da vela..
-Deixa de besteira,Maria.Tenta...com certeza vai dá um I enoooooorme nessa água,I de Idelbrando...o grande amor da sua vida.(rindo-se).

Maria torna a enclinar a vela sobre a água.Levanta o rosto e pergunta a Rita:
-Como é mesmo que se reza a Salve Rainha?
-Ai...ai...não acredito que você não sabe rezar a Salve Rainha,Maria...Por que não disse logo?Me dá aqui essa vela,daqui a pouco dá meia noite e não vai mais ser dia de Santo Antônio...ai pronto!Só ano que vem agora pra aparecer esse bendito I enoooorme flutuando sobre a água.Dá-me aqui essa vela e essa bacia...

Antes de começar a pingar a vela,Rita pergunta a Maria...
-Não é na véspera de Santo Antônio que se faz isso não?
(Maria sem paciência alguma):-Se a gente ficar o dia todo pensando que dia se pinga a vela,como se reza a Salve Rainha...a gente nunca vai saber se vai aparecer um I mesmo na minha vez.
-É que eu não sei se podemos fazer no dia...se não me engano,é na véspera.

Tomando a vela da mão da prima,Maria começa a pingar e ordena a Rita:
-Reza logo a Salve Rainha...vamos terminar com isso de uma vez.

Rita põe-se a rezar a oração da Virgem Maria enquanto a prima  pinga na água a vela.Nesse intervalo de tempo,Maria observa com demasiada atenção a letra que se forma na bacia...E comemora radiante:
-Um I!Formou-se um I,Rita!

Nesse instante,entra no terreiro a avó das duas meninas...
-O que vocês tanto aprontam, ein?
Maria ,responde eufórica:
-Nada,vovó!Apenas uma simpatia pra Santo Antônio...aquela que a senhora me ensinou...de pingar com a vela..
A avó pergunta com indignação:
-Mas,você não sabe rezar a oração Salve Rainha completa,Maria.
Rita entra na conversa:
-Fui eu que rezei,Vó.
A avó:
-Mas...
Maria:
-Adivinha,vovó...deu um I...de Idelbrando...aquele rapaz que...
A avó interrompe:
-Mas,não pode...
Maria continua eufórica:
-...que passa por aqui só pra me ver,engraçado que ele só vem quando a Rita está aqui comigo.É até melhor que peço pra ela o vigiar pra mim...
A avó é incisiva:
-Mas não pode,minha filha!
As duas primas:
-Não pode o que,vovó?
-Essa simpatia não tem contra-indicação,não precisa de enrolação,mas só tem um pré-requisito: Quem reza a Salve Rainha é quem é a dona da letra formada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário