domingo, 30 de janeiro de 2011

"A maior fraqueza de todas é o grande medo de parecer fraco."

     Ser otimista realmente é qualidade de poucos.Admiro mais do qualquer outra virtude a capacidade de acreditar na vida mesmo quando as coisas parecem sem solução.No fundo,no fundo...eu não acredito em ninguém totalmente confiante e sempre disposto a continuar acreditando na vida.Todo mundo deve ter um momento de fraqueza,um momento em que se pensa em jogar tudo pro ar e desistir da luta.
    Nunca gostei de pessoas que olham atravessado pra alguém que entrou numa depressão,por exemplo.Essa gente acredita ser um outro tipo de criatura.É próprio do ser humano cair,chorar,pensar em desistir.
    Li um livro há pouco tempo atrás que se chama "Heróis de Verdade",nele,pude reafirmar o que já pensava à respeito do mundo.

Por que nos deixamos levar por essa necessidade de sermos perfeitos em tudo e de valorizar a aparência?
 
Autor do livro : Isso vem do vazio que sentimos.
A gente continua valorizando os heróis.
Quem vai salvar o Brasil? O Lula.
Quem vai salvar o time? O técnico.
Quem vai salvar meu casamento? O terapeuta.
O problema é que eles não vão salvar nada!
Tive um professor de filosofia que dizia:
'Quando você quiser entender a essência do ser humano, imagine a rainha Elizabeth com uma crise de diarréia durante um jantar no Palácio de Buckingham'. Pode parecer incrível, mas a rainha Elizabeth também tem diarréia.
Ela certamente já teve dor de dente, já chorou de tristeza, já fez coisas que não deram certo.
A gente tem de parar de procurar super-heróis, porque se o super-herói não segura a onda, todo mundo o considera um fracassado.

    Viram?O problema do mundo é que as pessoas pensam mais no que os outros vão pensar dela do que como ela vai se sentir naquela determinada situação.
Quero terminar com uma frase de uma autora que eu leio pouco,mas que ando descobrindo nela características que me agradam bastante...

"Mas nem sempre é necessário tornar-se forte.Temos que respeitar a nossa fraqueza." Clarice Lispector.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


“A felicidade é quando o que você PENSA, o que você DIZ e o que você FAZ estão em harmonia.”

      Que eu gosto de escrever,muita gente sabe.Mas que existe dentro de mim uma força que me move a exprimir o que tenho guardado,talvez só eu e você agora,amigo leitor, saibamos.
      Às vezes é a tristeza que me faz compor um texto,outras vezes,a euforia.Hoje é um sentimento sem nomeação,sem distinção.Um mix de dúvidas,com uma vontade arrasadora de tirá-las e pior,um desejo estranhíssimo de te ter por perto nem que seja pra te ouvir e ver você  conversar e cumprimentar outras pessoas na rua.Chega a assustar e a me alegrar tudo isso,primeiro porque o ditado ” O segredo é não correr atrás das borboletas (...) ”talvez venha fazendo sentido pra mim agora.Se teve  uma fase que eu simplesmente desisti de encontrar alguém compatível comigo foi essa recente.Mas o destino sempre gosta de me pregar peças,umas boas,outras nem tanto.Essa ta sendo “inusitada”,algo que me fez querer dormir e acordar,mas que também anda fazendo meu coração disparar e minha mente se atordoar de dúvidas sem esclarecimento(até agora).Seja lá qual for o nome pra esse “sentimento” ,espero que ele seja meu camarada e entenda que a vida já me fez cicatrizes demais em relação à sentimentalismo. Talvez ela (a vida) ande querendo me ensinar que as pessoas não podem ser tão boas quanto eu espero que sejam,mas se ela pensa que vai me fazer acreditar nisso,anda muito enganada.Continuo acreditando nas palavras e nos gestos das pessoas.Embora,inúmeras vezes elas tenham me feito morrer,querer sumir,chorar...
       Algumas pessoas se satisfazem com trocas de torpedos ,sorrisos ,elogios,cumprimentos calorosos...eu,como qualquer outra pessoa,acho todas essas coisas interessantes,mas até um certo ponto.Até quando a vontade de se “divertir” é maior do que um sentimento que insista em florescer.Quase nunca meu desejo de diversão é maior do que algum sentimento ;sempre sou pega por uma vontade chata de ligar,passar a tarde jogando conversa fora (pessoalmente),e se quer saber,é difícil ser assim e viver num mundo repleto de superficialidade.
      Preciso (e costumo fazer isso)de pessoas que riam,conversem,e brinquem com o mundo inteiro,mas que uma delas ao me dirigir o olhar,me faça sentir como se ela entendesse tudo que há por trás de um sorriso(muitas vezes forçado) meu.Pra mim é esse tipo de intimidade que realmente vale à pena na vida e que  faz com que eu distingue  uma pessoa como  diferente do restante do universo.
  

domingo, 16 de janeiro de 2011

Nem tudo são flores.

    Por trás de todo esse entusiasmo que os jogos olímpicos trazem,exitem fatores negativos que apenas os mais críticos observam com facilidade.
    Quem tem esse olhar detalhado diante das coisas,percebe claramente que o Brasil tem outras propriedades e carências sociais para serem resolvidas,a exemplo da saúde,esporte para todos,educação.
    Sem falar que o valor dos investimentos é altíssimo e esses podem não ser revertidos em benefícios duradouros para a população.
    Sem dúvidas,os jogos olímpicos melhorarão a auto estima do Brasil,mas sediar as olimpíadas em 2016 não será uma tarefa fácil para um país como o nosso,pois terá que melhorar em pouco tempo,setores muito importantes,como o de transporte,habitação e hotelaria.

Suspeita na madrugada.



    Se tem uma coisa que eu sempre gostei e que sempre foi muito freqüente em minha casa é a visita de amigos.Numa dessas ocasiões,à convite do meu irmão,um amigo nosso veio passar um final de semana conosco.Passamos a sexta-feira em tour pela cidade,revendo alguns amigos antigos e relembrando acontecimentos  inesquecíveis.Minha mãe,em sinal de acolhida,cedeu um quarto inteiro para o visitante,em prol de mais conforto e hospitalidade.Depois de morrermos de rir olhando nossas fotos quando pequenos,fomos todos dormir após um dia cansativo e quente,assim como a noite que caia.Os aparelhos de ventilar estavam todos ligados,nenhum ventinho se quer corria pelas janelas.Dormi feito pedra,mesmo tendo passado a noite ouvindo o barulho de um ventilador antigo que tínhamos aqui em casa que não parava de fazer “nheeeeec” a madrugada inteira.Ao acordar,como de costume,fui desejar bom dia a todos,inclusive ao meu amigo que estava se hospedando aqueles dias aqui em casa.
-Bom dia...Dormiu bem?
   Ele ,com ar misterioso e coberto de olheiras no rosto,respondeu-me com franqueza:
-Não,passei a noite tremendo embaixo do cobertor.
-Tremendo?!Mas,por que?!Que eu me lembre essa noite estava fazendo um calor infernal.
 Dessa vez com um ar muito mais sério e revelador,declarou:
-Tenho que te contar uma coisa.É difícil te dizer isso,mas acho que essa casa anda sendo visitada por alguém que morou aqui,para ser mais claro...alguma pessoa já morreu nesses arredores antes?
Paralisada pela seriedade do discurso e pela pergunta inusitada,apenas soube dizer:
-Não,que eu saiba não.Por que a pergunta?!
   A conversa foi dada continuidade em meio de perguntas sem respostas e caras e bocas feitas por cada um de nós ao formularmos hipóteses absurdas:
-Será que algum ladrão entrou aqui?
-Não,acho que não...o barulho que eu ouvia não era de gente andando não.Parecia coisa do além...
-Tipo um fantasma?
-É,é.Um fantasma...
   Quando estávamos trêmulos de medo e com mil e uma dúvidas pairando em nossas cucas,nosso diálogo tenebroso foi interrompido por gargalhadas do meu irmão...
-Não me digam que vocês dois ficaram com medo do barulho que o ventilador antigo fez a noite toda...
   Pegos de surpresa,dissemos em coro:
-VENTILADOR???
-É,acho que a minha mãe botou o ventilador no quarto dela.
-No quarto dela?O barulho vinha da sala...
-Como?Não tinha ninguém na sala.Ou tinha?!


“Quem disse que açúcar e afeto não podem curar?”

     Analgésicos,suco de maracujá,calmantes,remédios pra dormir,chá de camomila,boldo,antibióticos,tratamentos longos,acupuntura...Há remédios para todo tipo de enfermidade e todo tipo de gente.
-AS não, sou alérgico...
-Sal de frutas?Ah,não posso...irrita meu estômago.
   Só tem um remédio adequado à todos ,sem contra-indicações,grátis, e que pode ser encontrado em casa.Às vezes a gente acaba se entupindo de medicamentos em busca de nos curar de uma enfermidade,vamos ao médico,fazemos exames,e nada...Os sintomas chatos permanecem conosco.Isso me aconteceu há  um  tempo atrás,e quase entrando em desespero ao ver que os remédios não funcionavam,recorri a minha mãe,deitei  a cabeça no colo dela e ali passamos a tarde conversando e rindo sobre coisas engraçadas que aconteceram comigo e que já tinham ficado perdidas no esquecimento.Depois daquele momento de descontração e cumplicidade,tudo que eu andava sentindo,cessou.Interessante,né?Com isso, constatei que um pouco de carinho e atenção podem ser o remédio mais eficaz para nossas angústias e sofrimentos.Que nós possamos ter sempre disponível em nosso estoque farmacêutico,o único medicamento capaz de curar qualquer enfermidade humana : o amor.

domingo, 9 de janeiro de 2011

"Não se iluda,que nada muda se você não mudar..."

    "Ano novo....VIDA NOVA! " já dizia a minha mãe.É compreensível e até gostoso ter em nosso meio todos aqueles preparativos e expectativas para o  ano que se aproxima.Lista de objetivos,pular as 7 ondas,guardar 3 caroços de romã no bolso,vestir-se de branco...essas e outras superstições são feitas no intuito de ter um ano realmente novo,cheio de alegrias,saúde,realizações e felicidades.Em pleno século 21 é impressionante como as pessoas ainda se apegam a esse tipo de tradição,como as mentes se prendem a rituais tão  pequenos e vazios.Não sou hipócrita ao ponto de querer que esse tipo de tradição acabe,de forma alguma.Apenas desejo que junto às simpatias de ano novo,as pessoas coloquem em seu coração o desejo real de mudança,de renovação,de fazer valer o período que está prestes a começar,isso sim vai fazer do seu ano,um tempo repleto de coisas que você almejou enquanto fazia as simpatias recomendadas por sua mãe.

"Rasgue as coisas velhas da lembrança,seja um pouco de criança,faça tudo o que quiser...e cante que é bom viver..."




quarta-feira, 5 de janeiro de 2011


Não enche-Catanto Veloso

"Me larga, não enche
Você não entende nada e eu não vou te fazer entender
Me encara de frente:
É que você nunca quis ver, não vai querer, não quer ver
Meu lado, meu jeito
O que eu herdei de minha gente e nunca posso perder
Me larga, não enche
Me deixa viver, me deixa viver, me deixa viver, me deixa viver

Cuidado, ô xente!
Está no meu querer poder fazer você desabar
Do salto, nem tente
Manter as coisas como estão porque não dá, não vai dar
Quadrada, demente
A melodia do meu samba põe você no lugar
Me larga, não enche
Me deixa cantar, me deixa cantar, me deixa cantar, me deixa cantar

Eu vou
Clarificar a minha voz
Gritando: nada mais de nós!
Mando meu bando anunciar:
Vou me livrar de você"

   Sempre desconfiei daqueles bonzinhos além da conta,daquelas carinhas angelicais e vozes doces,dos elogios constantes e até ridículos de tão absurdos.Nunca,nunca gostei de nada "bom demais pra ser verdade".Prefiro aqueles que te machucam com uma verdade difícil de enfrentar,do que aqueles que optam por ver em teu rosto um sorriso estampado mesmo sabendo que há uma mentira por trás dele.Não sei se essa "preferência" é pertinente à todos,mas sei que ultimamente ando com uma vontade enorme de fazer o que o grande Caetano Veloso fez na música a cima "não enche": Dizer tudo que está engasgado com uma classe e uma maestria própria daqueles que sabem dizer o que querem sem demonstrar qualquer sinal de estresse e falta de controle.
  Se conter quando se tem vontade de explodir de raiva,segurar o choro quando se quer cair sobre algum ombro amigo e só levantar quando os olhos tiverem vermelhos de tanto chorar,engolir sapos quando a vontade é abrir o jogo para aquela pessoa que anda te enchendo o saco com alguma coisa...Conter-se,reprimir-se,controlar-se,restringir-se.Essas palavras FAZIAM parte do meu vocabulário,hoje,não mais fazem.
  Sejamos mais expontâneos e mais verdadeiros conosco mesmos,possamos rir quando tivermos vontade e abrir o jogo com algum folgado quando quisermos também.Nem que pra isso tenhamos que nos conter momentaneamente,e dizer o que pensamos com a classe e com a serenidade que o mestre Caetano diz.
" ...Pra você guardei o amor que eu nunca soube dar..."

       É,a questão é feixar os olhos e tentar esquecer.Não há melhor saída,nem escolha mais sensata;ter boa conduta,ter uma família estruturada,ser bom e honesto hoje em dia não têm valor algum.Não peço explicações,causas,porquês,nada disso me interessa mais.Assumo que há um tempo atrás me questionava insistentimente sobre quais são os motivos para que o mundo tivesse mudado tanto,mas hoje isso não me causa mais instiga.Eu simplesmente decido de uma vez por todas continuar sendo quem eu sou: moralista,apreciadora nata de boa música e boa comida.Pensei bem sobre esse assunto e concluí que não tenho motivo nenhum pra mudar e passar a agradar o mundo,ele se quiser que mude e se agrade de mim.Acho que não precisava de tanto,sabe?Bastava uma única pessoa perceber esses "valores" que eu ainda acho que tenho.O complicado é existir alguém que reconheça essas minhas "características" como virtudes.Talvez apareça alguém do tipo um dia,ou pelo menos parecido.Pra falar a verdade,acredito que eu não esteja pedindo demais,é apenas uma companhia que se pareça em alguma coisa comigo realmente significante,nada como gostar da mesma banda e querer fazer psicologia...Quem sabe sair mais não é solução?Talvez pôr uma imagem de Santo Antônio de cabeça pra baixo,rezar,fazer promessas...ou simplesmente aquietar o coração e guardar um amor imenso e único pra quem seja realmente merecedor dele.É o que eu sempre fiz e o que eu decidi fazer hoje até achar a pessoa certa .