sábado, 25 de junho de 2011

Não é só o homem primata que se assemelha ao macaco.

    "O ser humano tem a virtude de se comunicar,assim como todos os outros animais.O que nos difere das demais criaturas é a comunicação através de códigos ,de um idioma específico."
    A humanidade está habituada a ler e ouvir discursos como esse,mas anda pouco acostumada com constatações mais complexas.É muito simplório pensar que nos diferenciamos das outras espécies apenas por possuirmos o dom da fala.
    Seria interessante pensar que temos um número maior de semelhanças-com outros seres vivos-do que,mesmo,diferenças.O exemplo claro é a nossa mania de estebelecer contato sem o uso da linguagem falada,muitas vezes preferimos a comunicação não-falada à horas articulando nossos músculos faciais.
    Um sorriso,um aperto de mão,um olhar atravessado e um suspiro profundo são mecanismos que confirmam a hipótese de que nos comunicamos muito mais por sinais e gestos do que,propriamente,por palavras pronunciadas.
    O homem e o macaco são mais próximos do que nós,seres humanos,podemos imaginar;já que gesticular e fazer contato por sinais,podemos todos os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário