segunda-feira, 9 de maio de 2011

Geração de pouco gás.

"Geração coca-cola" foi a denominação pra ela.Para alguns é uma espécie de "geração tecnológica." e pra poucos,muito poucos,(nesse caso,eu.)é a "geração de pouco gás".Interessante que a história do mundo foi marcada por revoltas lideradas por adolescentes ativos na política;sou obrigada a recordar uma fase negra na história do nosso país,mas que como todo período ruim,teve algo de muito positivo.A ditadura Militar foi uma oportunidade de muitas pessoas abrirem os olhos contra alguns regimes super-autoritários,para outros reafirmarem seu ideal comunista e pra alguns aderirem ao sistema.Mas,onde quero chegar é justamente na oportunidade que a ditadura proporcionou a muitos jovens revolucionários que tinham um ideal libertário e queriam acima das fardas e dos paus-de-arara (instrumento de tortura) impor sua força e sua vontade,mesmo que jovem e sem muita experiência.
    É disso que eu sinto uma falta enorme,não que eu tenha presenciado cenas de rebeldia e revolta por parte da população jovem no intervalo de 1964 à 85,mas como já dizia Renato Russo (grande artista e poeta!)
 "e é só você que tem a cura pro meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi."Mas não é por não ter visto que eu não sinta falta de uma geração jovem mais ativa e alerta diante do que acontece e deixa de acontecer no mundo.Pra mim,ao menos,(que me perdoem os amantes de tecnologia),a era tecnológica em que vivemos deveria auxiliar-nos nesse processo de cobrança daquilo que temos direito e defender nossos ideais com garra,coragem e vitalidade como aconteceu várias vezes na história mundial.
    O que contaremos à nossos filhos e netos?Iremos descrever como era linda aquela paquera que passava horas conversando besteira conosco no msn?Poderemos,então,quem sabe, contar sobre nossa falta de altivez e relatar nossa tardes no sofá com uma latinha de Coca e uma pipoca de microondas como nossa melhor companhia disponível na época?Ou até mesmo assumir que não contribuimos em quase nada pra que nosso país e o planeta de uma forma geral melhorasse?
    Quem sabe depois de uma reflexão e uma vontade de mudança, a gente possa "ter voz ativa e no nosso destino mandar." porque um empurrãozinho do mundo a gente já tem,ele sempre nos deu pelo o que lutar e defender,basta fazer com que a "geração sem gás" se torne uma granada e exploda o que não nos serve e causa bem.

3 comentários:

  1. Geração sem gás é um ótimo termo, por mais que até eu ás vezes começe a ter algum sentimento revolucionista, contra os problemas da sociedade, eu me calo, e acabo deixando pra lá, e nesse seu texto eu vi o quanto isso se tornou constante.

    ResponderExcluir
  2. Comentei sobre isto essa semana em meu twitter. Os jovens antigamente (os da ditadura, da repressão, das diretas já, dos "caras pintadas") - a juventude tinha um papel muito importante na sociedade, a classe estudantil sabia valorizar o poder da mudança que tinham. Hoje a juventude está calada, presa a redes sociais que postam muitas vezes absurdos, a "namoros virtuais" onde cada dia mais esquece as relações humanas. Vivemos infelizmente com jovens (não todos) que não sabe o poder de influencia que tem em sua ( e em nossa) história. Bela reflexão! bjs

    ResponderExcluir
  3. Belo post, atualmennte não existe jovens como de antigamente, que defendiam com afinco suas aspirações e esperanças de um mundo melhor.Parece que perderam o instinto de revolução que todo adolescente carrega dentro de si, o que não poderia ocorrer. Você com esse post pode até não mudar o mundo, mas vai mudar alguém que lê-lo.

    Continue assim meu amor, vai muuuuuuuito longe!
    ( sou suspeito para falar, mas é o meu jeito )

    ResponderExcluir