sábado, 26 de março de 2011

"Quem evita a dúvida também tem culpa."


"Qual o sentido da vida?"

"O que é a vida?"

"Existem outros planos além desse nosso?Outros seres?Outros sentimentos?"

    Me pergunto incansavelmente porque as pessoas deixam de se perguntar coisas como essas.Seria a vida corrida cotidiana?Falta de tempo?De estímulo?Medo?Consciência das respostas nulas?Fazer-se essas e outras perguntas são tão essenciais quanto respirar sistematicamente,são elas que movem o mundo,e,mais importante,o nosso  mundo interior.
A aversão que a humanidade tem diante de questionamentos polêmicos e difíceis como esses me preocupa demasiadamente.Por que insistir em evitar a dúvida?Quando digo DÚVIDA,me refiro à coisas realmente importantes,nada como (que me perdoem os amantes dos números e perguntas imbecis):
 "Qual é a soma dos quadrados dos catetos de um triângulo eqüilátero de lado 4?"
 "Como resolver a equação sen x + cos x =   e sen 2x = cos2 x ?"

"Que vestido? O azul ou o preto?"

"De que faleceu a velhinha de 98 anos da casa da frente?

    Muitos passaram por nós e nos alertaram quanto a necessidade do questionamento:

Uma vida não questionada não merece ser vivida.
Platão 

 O mínimo é o máximo e máximo é o mínimo, o questionamento destes dois pontos é a sua existência.
 Abrann  Zdar

"UM SER HUMANO SEM DÚVIDAS NÃO EVOLUI.
O QUESTIONAMENTO É O PRIMEIRO PASSO PARA NOS ABRIRMOS PARA O NOVO."
Roberto Shinyashiki

 As vezes me pergunto se alguém além de mim (e os hippies,jornalistas,moradores de rua,historiadores,pessoas com senso crítico) se perguntam coisas como as que eu me pergunto e me odeio por me perguntar .É algo parecido com o “mundo de Sophia” e as perguntas que o filósofo  Alberto Knox envia à personagem pelo correio:

“Como começou o mundo?”
“Quem é você?”
 “De onde você vem?”

    São questionamentos pequenos,de grande valia e importância para o desenvolvimento da humanidade com um todo.Uma pena,realmente uma pena termos uma população repleta de temor e desinteresse à intelectualidade.Uns,por talento nato de ficar o dia inteiro com a bunda pregada no sofá,se entupindo de besteiras e assistindo à porcaria que se tornou a programação brasileira de televisão e outros,por serem adeptos à teoria mais antiga e mais retrógrada que tive a oportunidade de conhecer :  Fé e ciência não podem caminhar juntas.
Para esses últimos.,deixo uma frase.Não minha,nem “mundana”,mas de Cristo:
“Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.” João 16.12

    Quem sabe deixando fluir as dúvidas e não tendo medo de possuí-las,possamos nos tornar dignos das palavras de Cristo.

4 comentários:

  1. Bem se me meter a falar pra valer, provavelmente passarei o limite de caracteres, pois esse texto, muito bom por sinal,levanta muitas discussões interessante e básicas. Sobre essa última frase trecho de joão, diz bem o que jesus provavelmente passou, e muitas pessoas passam; as vezes os outros são pequenos demais para compreender coisas grandiosas, e mesmo que queiramos ajudar os outros, as vezes eles não estão preparados para isso, e ainda não vão poder entender. E isso é triste, lamentavél, mas sempre aconteceu e acontece

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, isso mostra como existem pessoas que se preocupam em se perguntar coisas fúteis ao invés de se perguntar o que realmente tem de valor na vida, se está fazendo a coisa certa. Como Jamilly disse acima, os sonhos são grandes para pequenas pessoas realizá-los e mesmo assim não estariam preparadas para suportá-los.Mas há quem acredite que a humanidade ainda aprenda com os seus erros e tome consciência antes que seja tarde demais.

    Carlos

    ResponderExcluir
  3. e esse carlos aí.. hmm.. sei. kkkk
    adorei o texto migs

    ResponderExcluir
  4. ...realmente interessante, Raissa.
    Perante um mundo quase medíocre o qual vivemos, questões como essas são dignas de atenção e profundo raciocínio, pois é a partir daí (penso eu) que surge um foco de raciocínio capaz de fazer compreender melhor o porquê de questões, até então, inexplicáveis. Certamente nossas vidas e por que não dizer o mundo passam a ter um sentido mais amplo e intenso.

    ResponderExcluir