quarta-feira, 29 de junho de 2011

Triste Ilusão.

    Há posts em que a gente está sem nem querer saber quem vai ler,como vai analisar,os erros ortográficos cometidos,a pontuação mal-empregada...nada disso importa nesse meu texto de hoje.
   Tem dias que a gente se sente confuso e triste por motivos profissionais,familiares,algo do tipo...mas,nada que se assemelhe aos problemas relacionados ao coração.Posso falar desse tipo de complicação com o coração machucado,inflamado confuso e ao mesmo tempo aberto à uma palavra amiga e um conselho construtivo,mas que vise meu bem-estar antes de satisfazer um outro alguém,antes de qualquer interesse maior.Uma das coisas que eu ando mais sentindo falta na minha vida é a questão de me ter como foco,de esquecer um pouco mais dos outros e tentar ME satisfazer antes do qualquer outra coisa na minha vida.
    Ajudar um irmão,ouvir alguém que anda precisando desabafar,dá a mão a quem necessita e não tem com quem contar é o que há de mais nobre nessa vida medíocre a que nós,seres humanos comuns,somos submetidos.Mas,penso cá eu com meus tão poucos botões...que não se pode ser justo e bom com os outros se não formos,antes,conoscos mesmo,e é isso que anda se tornando cada vez mais dificil de acontecer comigo.Criei uma mania ridícula de ter medo de dar "não's",de exigir aquilo que sei que eu tenho direito,de gritar e pedir ajuda quando eu sentir que eu não consigo mais prosseguir.Esse costumo errado e que tanto me faz mal persiste em ficar ao meu lado sempre e me impede de ser e fazer uma única pessoa,que seja,feliz.
    Conhecer novas pessoas é sempre uma coisa boa,principalmente nessa fase da minha vida,mas é algo também muito decepcionante,pois,acabo esperando dessas novas companhias uma coisa que ninguém pode me dar hoje:  profundidade,compreensão verdadeira e amor recíproco.
     Meu Deus!Quando se é criança,não se entende quando os adultos entendidos falam.."encontrar um amor,é encontrar um tesouro.".Na infância nos parece tão simples achar alguém pra namorar,noivar,casar...e ter um final feliz,mas quando se cresce,feliz ou infelizmente nos damos conta que conseguir um amor verdadeiro,grande,duradouro,recíproco e fiel é uma das façanhas mais complicadas de serem alcançadas por cada um de nós.
    Confesso com dor e com muita franqueza que amores como os de antigamente não se fazem mais,que sentimentos puros não teem o valor que deveriam ter,que as pessoas vivem muito mais o "hoje" do que pensam em ter um dia uma casinha branca,de varanda,com um pé de pitanga no quintal dando sombra. Acho no mínimo,de muito mal gosto viver de forma pouco planejada,regrada à poucos sonhos e consequentemente,pouquíssimas realizações PESSOAIS,porque hoje,as PROFISSIONAIS são bem mais cobiçadas.
    Desespero em encontrar alguém pra vida toda é uma característica que me pega com frequência;principalmente naqueles dias chuvosos,onde o que de mais de interessante à fazer é deitar,comer pipoca e fingir que está assistindo algum desses programas pobres que fazem parte da nossa programação televisiva.No intervalo de levar cada pipoca à boca,tenho tempo e clima pra pensar que a vida acaba sendo uma coisa pra mim,e outra totalmente diferente,pra maioria.Viver pra que?Frequentar festas?Bares?Conhecer a cada dia e a cada copo de wisky o quanto a vida só me serve pra "viver"?Quando digo "viver" me refiro ao conceito de "vida" que se tem hoje..."beber,cair,levantar.."E entrar na Igrja de branco,de veu e grinalda,com o coração saindo pela boca,contando os minutos pra começar uma nova vida com a pessoa que se ama?Isso não conta?Quer dizer que amores como esse são apenas idealizações de comédias românticas americanas?
    Torço pra que a resposta seja não.O que me dói mais não é me questionar esse tipo de coisa e não ter uma resposta pronta ao meu alcance,mas por me dar contar que SÓ eu me pergunto coisas tão infantis --pra alguns--e perco meu precioso tempo derramando lágrimas em prol de amores unilaterais,infinitos e que,assim como entrar na Igreja de veu e grinalda,é tido como um "tanto faz" sem muita importância.

sábado, 25 de junho de 2011

Não é só o homem primata que se assemelha ao macaco.

    "O ser humano tem a virtude de se comunicar,assim como todos os outros animais.O que nos difere das demais criaturas é a comunicação através de códigos ,de um idioma específico."
    A humanidade está habituada a ler e ouvir discursos como esse,mas anda pouco acostumada com constatações mais complexas.É muito simplório pensar que nos diferenciamos das outras espécies apenas por possuirmos o dom da fala.
    Seria interessante pensar que temos um número maior de semelhanças-com outros seres vivos-do que,mesmo,diferenças.O exemplo claro é a nossa mania de estebelecer contato sem o uso da linguagem falada,muitas vezes preferimos a comunicação não-falada à horas articulando nossos músculos faciais.
    Um sorriso,um aperto de mão,um olhar atravessado e um suspiro profundo são mecanismos que confirmam a hipótese de que nos comunicamos muito mais por sinais e gestos do que,propriamente,por palavras pronunciadas.
    O homem e o macaco são mais próximos do que nós,seres humanos,podemos imaginar;já que gesticular e fazer contato por sinais,podemos todos os dois.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Um brilho incomum.

    O artista de hoje nasceu no Estado da Paraiba,na cidade de Alagoa Grande,em 31 de Agosto de 1919.Tem no nome artístico o instrumento que o consagrou como "maior ritmista da história da música popular brasileira".Algum paraibano arrisca-se a sugerir?   
   Para aqueles que não fazem ideia de quem está sendo homenageado essa semana no Raiscrevendo,tenho o grande prazer e orgulho de apresentar-vos,de forma mais detalhada,José Gomes Filho,o mestre Jackson do Pandeiro.

Jackson e sua primeira esposa,Almira Albuquerque.

   Filho de uma catadora de côco,que lhe deu seu primeiro e primordial instrumento (o pandeiro),recebeu a sugestão do nome artístico de um radialista de sua época."Jackon", vinha de um personagem dos filmes de faroeste chamado"Jack",como ele mesmo se apelidara.Compositor e intérprete das músicas "Casaca-de-Couro","Côco do Norte","Como tem Zé na Paraíba",entre outros sucessos,conheceu sua primeira esposa na Rádio Pernambucana,Almira Castilho de Alburqueque,com quem conviveu durante 11 anos.Casou-se aindaa com a baiana Neuza Flores dos Anjos,de quem se separou pouco antes de falecer.





   Típico de um artista completo,possuia uma habilidade que surpreendia o público e os críticos musicais: a facilidade de cantar e tocar distintos gêneros da música,sem falar na familiaridade com o jazz,adquirida pelo tempo tocando nos cabarés.



Alceu Valença e nosso grande Jackson do Pandeiro.
    Jackson que era diabético desde os 60 anos,nos deixou aos 62 ,em 10 de Julho de 1982 em decorrência de problemas respiratórios e ligados ao sistema nervoso.
Sua rica e vasta obra permanece nas nossas culturas e corações.


sábado, 18 de junho de 2011

Cores e óculos coloridos não são sinônimos apenas de Restart.

    O artista da semana tem um estilo incomum,usa calças coloridas,óculos diferentes...,mas,para o alívio de muitos,não é o Restart.
    Venho falar sobre Zeca Baleiro,nome artístico de José Ribamar Coelho Santos,nascido em São Luis,em 11 de Abril de 1966.
    Com fãs espalhados por todo o país,o moço de estilo alternativo,é compositor e intérprete de músicas também inovadoras do ponto de vista da letra e  melodia.As mais conhecidas pelo público brasileiro são "Samba do Approach","Telegrama","Quase nada","Flor da Pele" e "Lenha".
   O salto para sua carreira brilhante,deu-se pela bela participação no Acústico MTV Gal Costa,quando a diva cantou com Zeca, a música "Flor da Pele."Desde então, o sucesso e a popularidade do cantor de São Luis só aumentaram,assim como a quantidade de admiradores por todo o território brasileiro.
  Para quem o conhece pouco,trate de baixar a discografia rica do cantor e ouvir muita música de qualidade;pra quem já é fã de carteirinha,deixo aqui uma curiosidade "Zeca pinta as unhas dos dedos mínimos de vermelho por superstição."



sábado, 11 de junho de 2011

Gonzaguinha :Poço de talento e emoção.

         Dono de uma voz discreta e forte ao mesmo tempo,o artista da semana é Luiz Gonzaça do Nascimento Júnior,nosso conhecido Gonzaguinha.
        O talento para compor e a musicalidade nata não é por acaso.Gonzaguinha é filho do também cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga,motivo de orgulho e admiração pro Brasil e principalmente para o Nordeste.
       Embora a aptidão pela música não tenha vindo pelo  sangue--Gonzaguinha era filho adotivo de Luiz Gonzaga--o talento para cantar e compor não é menor.Dono das composições "Começaria tudo outra vez,"  Eu apenas queria que você soubesse " , "Sangrando" entre muitas outras,o cantor e compositor carioca deu uma contribuição imensurável para a música popular brasileira,mostrando composições simples,leves e de uma profundidade pouco vista hoje em dia.
     A carreira brilhante desse artista foi interrompida por um acidente automobilístico ,no dia 29 de Abril de 1991 ,entre as cidades de Renascença e Marmeleiro, enquanto dirigia o automóvel rumo a Francisco Beltrão.Morre Luiz Gonzaça do Nascimento,nosso Gonzaguinha,deixando para o Brasil uma rica obra composta de muita emoção e talento.
Olá,gente!Tô passando aqui mais uma vez pra agradecer o carinho e a frequência de visitas ao blog.Mas,também escrevo pra anunciar uma novidade do blog que começo hoje;começarei a escrever semanalmente sobre artistas e suas histórias de vida.Essa semana,falarei da obra e da vida do grande Gonzaguinha,espero que gostem das postagens e também sugerir estrelas da música,do cinema,do teatro pra que sejam homenageadas aqui.

Beijos,meu amores!