terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


   Fama,emprego e espaço na mídia...Essas são algumas das razões que levam alguém a gravar um vídeo como ingresso no BBB.
   O reality show,apresentado pela rede Globo tem milhares de telespectadores espalhados por todo o mundo;esse público compõe-se de donas de casa,universitários,pais de família,e acredite: VESTIBULANDOS! A maioria deles prestes a encarar uma pilha de testes no fim do ano.
    Mais impressionante do que esse dado é a displicência dos pais/responsáveis diante de seus filhos.Duas são as possíveis causas para esse tipo de comportamento,a primeira nos leva a pensar que o descaso se dá como conseqüência da vida corrida,a qual somos induzidos a participar.A segunda,nos faz crer,talvez,na pior das hipóteses :a adesão desses “responsáveis” ao programa.
    Adolescentes entre 12 e 18 anos,na maioria das vezes,não teem personalidade e senso crítico construídos,portanto,a audiência fornecida por esse coletivo acaba se tornando compreensível,porém,jamais justificável.Até porque é esperado que alguém de maior idade e,consequentemente, de maior capacidade analítica,oriente-os e edifique neles virtudes que lhes serão de grande valia e utilidade diante de uma escolha a ser tomada;nem que essa implique em optar por assistir ou não ao lixo que se transformou grande parte da programação brasileira.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nova ordem mundial.

    Inúmeras são as formas de se comunicar através da internet.Esse jeito mais "fácil" e mais "prático" anda dividindo opiniões por todo o mundo.Uns alegam que essa linguagem propícia à grande rede acaba empobrecendo o linguajar dos usuários do "internetês".
    Em contrapartida,há quem defenda essa prática,justificando que as abreviações no meio virtual são mais do que cabíveis,ainda mais numa época em que a praticidade e rapidez são objetivos inadiáveis.
    O intervalo entre o uso "adequado" e o "prejudicial" é mínimo.O cérebro humano  adapta-se muito facilmente à qualquer hábito,seja ele favorável ou não à nossa vivência.
    É preciso muito cuidado,até porque como dizia o poeta "Moderação é o segredo da vida",é necessário que se encontre o equilíbrio ideal entre perder muito tempo digitando e estragar a boa gramática.

O mundo ao alcance de nossas mãos.



    
     Divertir-se,viajar,espairecer...num mundo tão conturbado como o nosso,não há quem não queria relaxar.Muitos recorrem à viagens,ousam até sair do país para avistar “novos horizontes”,mas não percebem que não é preciso passar horas no avião para ter uma mente saudável e fértil.
    Temos à nossa volta,um recurso capaz de despertar em qualquer ser humano­­—por menos criativo que seja—a imaginação,a sensação de mergulhar num mundo que só é encontrado nas páginas de um bom e velho livro.Muitas vezes encostado à estante,no meio de clássicos e Best Sellers e que,por não ter capa colorida e páginas tão brancas como de padrão,é rejeitado,esquecido,deixado de lado.Não sabemos nós que aquela livro poderia ser o responsável por nosso enriquecimento cultural/intelectual e pelo crescimento de nossa capacidade imaginativa.
    Não há ferramenta melhor para “dar asas à imaginação” do que uma boa leitura.Já dizia Croisset  “A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem.”